terça-feira, 13 de abril de 2010

Rochas Magmáticas e Rochas Metamórficas

Rochas Magmáticas: os magmas formam-se no interior da Terra e são misturas complexas de minerais fundidos, cristais em suspensão, e gases. O magma é menos denso que o ar e que as rochas envolventes, por isso pode, quando sujeito a pressões, movimentar-se, aproximando-se da crosta. Ao fazê-lo, consolida, formando rochas magmáticas.
  • Rochas Magmáticas Intrusivas (ou Plutónicas): rochas resultantes da consolidação do magma no interior da crosta. Apresentam, geralmente, minerais desenvolvidos, identificáveis à vista desarmada, devido ao arrefecimento lento e em profundidade que é propício ao crescimento e desenvolvimento dos cristais. Ex: granito.
  • Rochas Magmáticas Extrusivas (ou Vulcânicas): rochas resultantes da consolidação do magma à superfície. Os minerais são de pequenas dimensões, podendo existir matéria não cristalizada. Esta textura indica um arrefecimento rápido do magma. Ex: basalto.

Rochas Metamórficas: as rochas, em consequencia do dinamismo terrestre, podem ser deslocadas para zonas com diferentes condições. Se se afundam na crosta, ficam sujeitas a maiores pressões e temperaturas e, por vezes, a um ambiente químico diferente. Embora mantenham o estado sólido, alteram-se.Os principais factores de metamorfismo são a temperatura, a pressão, os fluidos de circulação e o tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário